Os manuais de uso contidos neste site são as versões mais atualizadas até o momento. Todos os documentos podem ser alterados sem prévio aviso. Para assegurar que você sempre esteja utilizando a última versão, pedimos que você sempre confira neste site as nossas atualizações de maneira regular.
A NSK se esforça proativamente para reduzir a quantidade de óleo residual descartado. Grande parte do óleo usado é óleo de corte utilizado no processamento de metais e é descarregado pela Fábrica A1, dedicada à usinagem de metais. O óleo de corte aderido aos cavacos de metal produzidos durante o processamento e a névoa de óleo no ar dentro da fábrica são coletados por um “coletor de pó elétrico interno industrial (coletor de névoa de óleo)” instalado no teto. O óleo é então reciclado através de um sistema de filtragem de precisão. A coleta de óleo suspenso no ar por meio de um coletor de névoa de óleo reduz o acúmulo de óleo nas paredes, mantendo um ambiente de trabalho limpo.
Uma variedade de outras medidas também são implementadas para reduzir a quantidade de descarga de óleos utilizados.
- Foram instaladas válvulas de ajuste para reduzir a descarga de águas residuais contendo ácido bórico (considerado um tipo de óleo residual).
- Um sistema interno foi implantado para purificar as águas residuais descartadas pela limpeza do chão.
Um limpador de piso é usado na Fábrica A1. O limpador borrifa água na frente dele, esfrega o chão com uma escova e depois coleta as águas residuais do chão atrás dele. Essa água coletada contém óleo, por isso é considerada resíduo industrial. Porém, foi encontrada uma maneira de tratá-la em nossa própria estação de tratamento de águas residuais, e é isso que fazemos.
- Classificação de águas residuais em categorias com e sem boro e implantação um de sistema interno de purificação de águas residuais sem boro.
A água contendo boro é considerada resíduo industrial, mas as águas residuais que não contêm boro são tratadas através de um sistema de purificação interno.
- Transformar óleo residual de corte (resíduo industrial) em um produto valioso.
No passado, pagavámos dinheiro para eliminar o óleo de corte como resíduo industrial, mas percebemos que o óleo usado da NSK poderia ser reciclado como um recurso para utilização na incineração de resíduos. Hoje, vendemos nosso óleo de corte residual.
É assim que nos envolvemos em atividades que estabelecem um equilíbrio entre a produção e a reciclagem de recursos, incluindo óleos usados, mantendo ao mesmo tempo um ambiente de trabalho confortável.
Além disso, o óleo de corte reciclado do sistema de filtragem de precisão é reutilizado no processo de produção, ajudando ainda mais a reduzir o desperdício de óleo.
Consulte o site corporativo para obter mais detalhes sobre as atividades de sustentabilidade da NSK